quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Conheça as propostas que foram debatidas e aprovadas na IV Conferência Municipal de Cultura

Eixo 1: Produção Simbólica e Diversidade Cultural
- Mapeamento da diversidade cultural da cidade e suas respectivas produções simbólicas. Justificativa: Para preservar, promover, incentivar, fomentar, é necessário saber o que há e o que já foi feito.
- Promover a história de São Roque e das comunidades tradicionais existentes no município incluindo-a no currículo escolar. Isso não deve ser feito de maneira a apenas ilustrar a cultura local, tampouco de incentivar o bairrismo. Deve envolver agentes habilitados (professores de história) e cidadãos interessados em contribuir com o projeto e compartilhar suas experiências culturais.
- Incentivar projetos culturais que dialoguem com a literatura e também que incentivem a leitura.
- Estimular a criação de associações, cooperativas e entidades organizadas representativas dos mais diversos segmentos artísticos.
 
Eixo 2: Cultura, Cidade e Cidadania
- Ratificar a proposta da III Conferência de construção de uma sala multiuso com especificações técnicas previamente definidas, para que a cidade possa contar com um equipamento cultural que atenda às diversas manifestações artísticas e suas demandas, além de pleitear a construção de um “hiperteatro”.
- Determinar, a partir de minuciosa e cuidadosa análise, quais manifestações artísticas terão espaços próprios na Brasital. Além disso, lutar por espaços próprios para as manifestações não contempladas pela Brasital (e também para atividades esportivas como a Ginástica Olímpica, que atualmente funciona na Brasital por ter sido a primeira a cuidar do espaço).
- Adequação dos anfiteatros das escolas e seus equipamentos técnicos. Adoção de segmentos artísticos pelas escolas, o que resolveria uma questão de espaço para os grupos, e ainda forneceria uma contrapartida para a escola. Isso ainda incentivaria a manifestação artística em questão.
- Revitalizar o Museu Darcy Penteado através da determinação de um local adequado para as obras, seja no atual local (na Brasital) ou em outro local.
- Envolver a população na organização de um seminário para pensar em formas de incentivar a cidadania (pensada como membros plenos de uma comunidade, construindo seus direitos) através do fazer cultural, além de incentivar isso nas escolas através da educação e da história da cidade.
- Incentivar cultura em espaços abertos (como na rua, praças, coretos, etc), como intervenções cênicas e musicais, grafites, etc.
- Criar mais espaços e equipamentos culturais na cidade, como teatros e centros culturais.
 
Eixo 3: Cultura e desenvolvimento sustentável
Entendendo a Brasital como principal centro cultural capaz de promover a sustentabilidade da cadeia produtiva e da economia criativa, seguem-se as propostas:
- Ratificar a proposta da III Conferência de incluir a Brasital como patrimônio público municipal.
- Ratificar a proposta da III Conferência de retirar da Brasital todas as atividades administrativas.
- Fazer um estudo de qual seria a melhor forma de administrar a Brasital, se seria reativando a Fundação Enrico Del’Ácqua ou criando uma nova, ou deixando ao cargo da Prefeitura (Secretaria de Cultura e Conselho).
- Investir na reforma e revitalização da Biblioteca Pública Municipal, na manutenção e ampliação do acervo;
- Criação de um centro de memória, devidamente estruturado.
 
Eixo 4: Cultura e Economia Criativa
- Pensar num mecanismo jurídico que regulamente o uso do espaço da Brasital para a geração de renda para o artista.
- Ratificar a proposta da III Conferência de criar um calendário que privilegie a cadeia artística local.
- Ratificar a proposta da III Conferência de crias subvenções para os setores artísticos que produzem regularmente na cidade, através de uma lei de fomento.
- No Projeto Guri, qualificar o espaço utilizado (como tratamento acústico), para que não haja interferência e sobreposição de instrumentos; incluir o projeto nas oficinas do Departamento de Educação e implementar o projeto em período integral.
- Incentivar a criação de escolas profissionalizantes de artes.
 
Eixo 5: Gestão e Institucionalidade da Cultura
- Criar um sistema municipal de indicadores culturais
- Fortalecer a participação do Fórum na construção das políticas públicas de Cultura (por exemplo, a prefeitura poderia divulgar as reuniões), e reconhecer de fato as atribuições deliberativas do Conselho na elaboração das políticas públicas de Cultura.
- Criação da Secretaria de Cultura, conforme tratado na Carta de Compromissos com a Cultura firmada com os candidatos à Prefeitura antes das eleições municipais 2012.
- Ampliar o intercâmbio com organizações, associações, autarquias, instituições, entidades, fundações de fomento à Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário