sexta-feira, 29 de junho de 2012

Fórum Permanente de Cultura realiza reunião voltada ao TEATRO

No dia 4 de Junho de 2012, às 19 horas, reuniram-se no Centro Educacional e Cultural Brasital, situado à Avenida Aracaí, 250, São Roque/SP, participantes do Fórum Permanente de Cultura para sua reunião ordinária mensal, que neste mês, iniciando discussões por frentes da cultura teve como tema o Teatro. Estiveram presentes 21 pessoas, entre artistas, diretores e produtores.

O Grupo Nativos Terra Rasgada, de Sorocaba/SP, convidado pela diretora Lisa Camargo, compareceu na reunião para contribuir com o debate, trazendo as experiências positivas de sua intensa atuação em Sorocaba e região.

A crescente união entre os diferentes grupos de teatro que atuam na cidade foi destacada. Fato evidente em recentes produções realizadas, como o Teatro de Páscoa deste ano. A Cia de Eros e o Grupo Autônomos, de São Roqu/SP, já produziram diversos espetáculos de teatro, entre outras atividades de formação, em conjunto.



Os presentes frisaram que as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de Teatro da cidade são notórias, começando pela ausência de equipamentos culturais adequados. A proposta de criação de um local que possibilite ensaios e apresentações, comportando um público de aproximadamente 200 pessoas e que tenha estrutura adequada foi discutida e aprovada. Bem como, a sugestão de que seja utilizado um dos prédios localizados no CEC Brasital para isso.


O representante do Grupo Nativos Terra Rasgada, Flavio Melo, fez ponderações dessa necessidade não ser a primordial. Sugeriu ênfase em relação aos recursos e ao baixo valor de investimentos para a manutenção dos grupos de teatro da cidade. Houve discussão de formas para ampliar o papel do poder público, principalmente em relação ao fomento e incentivo dos grupos de teatro que estão produzindo regularmente.




A solução discutida e aprovada foi fazer uma leitura da demana existente, pelo Fórum e Conselho Municipal de Cultura, para destinar uma verba exclusiva ao Teatro. Após esse processo, os grupos ficariam responsáveis em elaborar projetos, realizar os trabalhos e prestar contas da verba destinada para o poder o público.

Ressaltou-se também a necessidade de tornar o Teatro um dos atrativos relacionados ao turismo e ao lazer na cidade, com a realização de eventos que possam incentivar e ampliar o público. Além da necessidade de trabalhar continuamente junto às escolas, na realização de espetáculos, cursos e oficinas.

Outro ponto discutido foi a capacitação dos profissionais da área pelo poder público, através de intercâmbio e cursos de formação complementar.

Todos os presentes foram convidados a continuar participando das reuniões do fórum, que pretende ampliar o número de representantes, assim como ampliar o olhar das pessoas, governantes e empresários para o fazer cultural da cidade.

por
Marcos Noggerini

Nenhum comentário:

Postar um comentário